Planos de Aula - Educação Infantil

Desafio corporal

Faixa etária - 0 a 3 anos
Conteúdo - Desafios corporais
Objetivos :
- Trabalhar em grupo e aprender regras de convivência, como esperar a vez, ganhar e perder.
- Desenvolver habilidades corporais (pular, virar cambalhota etc.).

Material necessário :
Colchonete, corda e obstáculos para as crianças pularem, como argolas e bambolês.

Flexibilização :
Para garantir a participação de alunos cadeirantes nesta atividade, o professor terá que contar com alguém que possa empurrar a cadeira. O ideal é que os próprios colegas cumpram este papel. O professor pode organizar um rodízio para empurrar a cadeira em alguns trechos do percurso, como, por exemplo, a passagem por baixo das cordas. É claro que, neste momento, a corda deve ser levantada, mas não o suficiente para o aluno não ter que fazer nenhum movimento. Se ele for capaz de abaixar a cabeça ou dobrar o tronco, estes movimentos devem ser propostos.
É importante ressaltar, porém, que a simples adaptação do espaço e do material nem sempre dá conta de garantir a participação destas crianças e, sendo assim, é fundamental que o professor planeje, com antecedência, desafios possíveis para eles, e dos quais todos possam participar. As cambalhotas, por exemplo, podem ser também substituídas por "manobras radicais", assim: a partir de um sinal sonoro, todas as crianças devem sair correndo e, ao ouvir outro tipo de sinal, devem mudar de direção rapidamente, ou parar bruscamente. Atividades como essa podem garantir muita diversão se seu aluno deficiente físico puder fazer uma dupla com algum de seus colegas, que empurrará a cadeira. O importante é garantir a participação de todos na maioria das situações.

Desenvolvimento :
No pátio, monte um circuito com vários materiais: estique cordas e peça que os pequenos passem por baixo sem encostar nelas, coloque bambolês no chão e diga que pulem de um para outro e oriente para que façam cambalhotas sobre colchonetes. Apresente o que deve ser feito em todo o circuito e acompanhe as crianças em cada um dos desafios, evitando que tenham medo ou se machuquem.

Avaliação :
Observe a diferença na participação de cada criança frente aos desafios corporais propostos para planejar as próximas atividades envolvendo maiores e menores dificuldades.


Beijosssssssssssssssss

Atividades Maternal !

Oiee Queridas e Queridos ...

Vai trabalhar com Maternal? Não tem idéia de como começar? Bom aqui vão algumas dicas... se alguém se interessar eu tenho muito mais aqui, é só deixar um recadinho (amor.pedagogia@gmail.com) dizendo do que precisa...
No maternal, trabalhamos muito o corpo da criança e sua relação com o meio, portanto, tudo tem que ser bastante colorido e de tamanho maior. A relação dela com o mundo é bastanbte tátil, tem que usar o toque. A visão também é muito importante, ela não consegue assimilar conceitos sem a experimentação. Olhar e pegar esse é o segredo da aprendizagem nessa idade. Teria muito mais a falar sobre essa idade mágica, mas eu prefiro começar já a postar as atividades e partir para a prática.

GRAVANDO ANIMAIS - Descobrir na comunidade da escola, lugares omde tenham animais (gatos, galinhas, cachorros, pássaros...) Munidos de uma câmera e um gravador, professora e crianças saem em uma excursão pelo bairro para registrar em vídeo e som dos animais.

EU SOU O ARTISTA - Enquanto eles cantam ou conversam, a professora grava e depois ouvem, com os pais as gravações...

MONTANDO LIVRO TÁTIL - Retângulos de cartolina de 21X28cm. Fura com furador as 8 páginas e une-as com uma fita. Em cada página, cole um material diferente ( Massinha de lacinho, esponja,botão, clips, papelão corrugado, lã, palito de fósforo...) Faça uma bela capa, use vários livros com materiais diferentes. Pode fazer em duplas.

CAIXINHA DO TATO - Pode ser feita de papelão ou de madeira. Cole: (arroz, lixa de carpinteiro, tampinha de garrafa, bandejinha de isopor, TNT, papel de presente, areia, papelão corrugado.

IMITANDO A VIDA REAL - Encenar cenas do cotidiano, usando recursos concretos. Ex: BANHO: banheira, toalha, sabonete, cotonete, escova de dente...


CURATIVO: band aid, gase, soro, creme hidratante imitando a pomada, espátula de madeira, esparadrapo...

RASGAR PAPÉIS NA BACIA - Usar uma grande bacia e todos os alunos na volta dela. Folhas de jornal para que eles rasguem e coloquem dentro da bacia. Esse papel pode ser aproveitado para fazer papel reciclável. Desse papel reciclável pode-se fazer pequenas figuras de papel machê.

TATO COM OS PEZINHOS - Use a mesma idéia do livro, porém bem maior e cole: canudos, plástico bolha, tecido peludo... As crianças andarão descalças sobre este material. No calor, coloque água, papel, jornal... para que eles pisem na água e depois no papel, use também água e tinta, etc.

PLÁSTICO BOLHA - Use para que os pequeninos caminhem em cima, vai ser o máximo!

GELATINA COM BRINQUEDOS - Numa bacia grande coloque vários objetos (carrinho, bonequinha, bolinhas, pecinhas...) Depois faça gelatina nessa bacia. Com a gelatina firme, cada aluno deve pegar um objeto do fundo da bacia, no calor é muito divertido. Não se esqueça de fazer mais gelatina em copinhos para eles comerem depois da atividade. (Você pode substituir a gelatina por maisena com água, como na piscina do Gugu...)

Beijossss !!!!!!!!!!!!